ENEM

Na hora do ENEM.

     Quando vai chegando a data do ENEM, bate uma preocupação e esta parece ser uma só: conseguir uma boa nota na prova.

O ENEM é corrigido com base na Teoria de Resposta ao Item. Ver http://portal.inep.gov.br/rss_enem/-/asset_publisher/oV0H/content/id/76818

 

     Ele avalia os estudantes de acordo com o grau de dificuldade dos acertos na prova. Isso quer dizer que as questões mais difíceis valem mais. Desta forma, provas mais difíceis acabam tendo média de notas superior à de provas mais fáceis.

 

     Um exemplo disso é que, pela forma da nota, gera mais resultado ir bem em Matemática do que ir bem em Português, por exemplo, já que, acertando mais questões em Matemática, você consegue ter uma nota maior.

Ir bem na redação pode ajudar
na nota final?

     Uma coisa também é certa: ir bem na redação garante uma boa nota final. Como a redação não é corrigida segundo o TRI, e sim por professores corretores, isso faz com que esta prova seja a única em que o estudante tem chance de tirar 1000.

 

     Por isso, ao saber o tema da redação que irá discorrer, planeje e faça um esboço de como você irá escrever sua redação, escrevendo de forma resumida e objetiva contendo 3 partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

10 dicas importantes para você mandar bem no Enem

1) Não estude no dia anterior à prova. Isso pode te deixar mais cansado. Faça coisas diferentes do que você geralmente faz. Relaxe. Assista um filme, escute música, etc.

2) Coma direito. Na véspera do exame, tente comer comidas leves e saudáveis. Uma má digestão pode causar enjoos e mal-estar. Isto pode tirar sua concentração na hora da prova.

3) Nada de ficar em salas de bate-papo ou em sites até altas horas. Poucas horas de sono certamente atrapalharão o seu raciocínio.

4) Mantenha a calma. Vale a pena lembrar que os nervos podem atrapalhar na hora de fazer a prova. Por isso, concentre-se, pois você precisa ter boa compreensão dos assuntos e um bom raciocínio lógico.

5) Na hora da prova, tenha em mãos apenas caneta esferográfica de tinta preta de material transparente, seu documento de identificação com foto e o Cartão de Confirmação de Inscrição. Esses três objetos são obrigatórios.

 

6) Dê atenção especial para as provas de Matemática e de redação, pois são as provas onde acertar mais gera mais resultado.

7) Fique atento para não acertar uma questão difícil e errar uma fácil. Isso pode baixar sua nota. Treine a precisão na hora do exame. Priorize as questões fáceis antes das difíceis.

8) Planeje bem o tempo, você tem apenas 3 minutos para responder cada questão. Não corra o risco de ficar sem tempo para responder e acabar chutando: como a TRI avalia o padrão de resposta, é possível identificar quando o candidato chuta no exame.

9) Evite levar dispositivos eletrônicos como calculadora, agenda eletrônica, boné, celular, tablet, etc, pois tais aparelhos são vetados.

10) Chegue com um  bom tempo  de antecedência. Isso vai te ajudar a manter a tranquilidade.